quinta-feira, janeiro 22, 2009

22 de Janeiro - Do Baú das Crónicas

Foto in Globo Online

Um Exemplo de Patriotismo

Itaparica, 5 de agosto de 1983.
Meu Querido Zé,
Você ficará orgulhoso em saber que aquele tremendo carreto para cana de pesca que tive oportunidade de experimentar na sua presença, na redacção d''o bisnau' (com o Praça, invejosamente, fazendo o possível para quebrá-lo e declará-lo imprestável), já fez o seu batismo de fogo: ontem mesmo comemos do peixinho pescado aqui por este seu admirador e amigo.
Devo admitir que, inicialmente, o carreto ofereceu algumas dificuldades, mas estas terminaram por ser inteiramente superadas, depois de eu gastar apenas uns 800 metros de linhas de náilon, todas reduzidas a verdadeiros novelos inextricavelmente enrolados.
Pois é, pois enfim, eis-nos, Bento Português, Berenice Grávida e eu, cá em Itaparica. Não dispomos, é claro, do conforto e das muitas e luxuosas regalias de que desfruta o nosso Zé Cardoso Pires na Costa de Caparica - mas também ninguém aqui é escritor premiado de 'best-sellers', cada qual tem de se conformar com o que pode ter. Mas vamos passando e, se a tanto me ajudar carreto e arte, não faltarão peixadas à família. O resto não, mas o peixe eu garanto, sou um homem de carácter e um pescador irreprensível.
Seu patrício, que já fez dois anos e dois meses, quase três, é quem tem gostado mais. Foge de casa toda a vez que encontra o portão aberto. Na primeira vez, informou às pessoasque o encontraram vagabundando pela sua que seus pais haviam viajado para a Bahia, deixando-o sozinho em casa. Na segunda vez, indagado sobre sua identidade, respondeu, com a sua marcante pronúncia:
- Sou putoguês.
Veja que belo exemplo de patriotismo! Português, antes de tudo. E, como não temos, aqui em Itaparica, muitos portugueses de dois anos de idade perambulando pelas ruas da vila, ele foi prontamente recambiado à nossa casa. Na primeira vez, demonstrou habilidade para respostas prontas e fantasiosas. Na segunda, esse patriotismo arraigado e orgulhoso. Vou aconselhá-lo a manter a cidadania e, assim que completar a idade, candidatar-se à Assembleia Nacional, já que reúne tão espectaculares predicados para a carreira política, não acha você? Quanto a mim, meu interesse consiste em ser pai de um deputado português e assim, mesmo que por vias non rectas, conseguir acesso regular ao bar lá de São Bento. O mesmo Afonso Praça que agrediu meu carreto me revelou que lá o uísque custa uns 50 escudos a dose, ou coisa por aí. É bem verdade que pode ser da famosa marca secreta Old Sacavém, mas não vem ao caso. A 50 escudos a dose, eu (e o Praça) bebo qualquer coisa. Esse menino tem de fazer alguma coisa pelo pai, que está ficando velho e, ultimamente, tem-se submetido à humilhação, ditada pela precariedade das suas tradicionalmente combalidas finanças, de beber cachaça com limão em botecos de má reputação. Saudades de Lisboa, meu Zé, com o Cardoso Pires gastando a maior parte dos seus 700 e tal contos do prêmio em uísque para mim - é um grande colega, isso ninguém pode negar e não creio que nem mesmo o seu futuro Prêmio Nobel lhe suba à cabeça. O Prêmio Nobel, aliás, dá para um bocado de uísque e, consequentemente, já me declaro engajado na campanha pelo nosso Cardoso Pires, quero ser o primeiro a assinar a lista de adesão.
Quanto ao Brasil, confesso a você que tenho pensado mais no peixe do que na situação nacional. Como estamos sem televisor aqui, nem ao menos sei do que andam perpetrando nos últimos dias e - graças a Deus - estamos tão longe que, quando o mundo acabar, só vamos saber uns dez dias depois. E aí, como vão as coisas? Quantas vezes salvaram Portugal esta semana? E a crise? Tem chovido? E a miúda da livraria? Diga-lhe que perdoo tudo, passemos uma esponja no passado. Beijinhos às meninas do 'Se7e' (não exagere no cumprimento desta última missão, só quem pode exagerar com elas sou eu). No mais, lembranças a todos, um dia destes eu apareço outra vez por aí. E, desta vez, quando passarmos pela Póvoa, levo a cana e o carreto para lhe mostrar um par de coisas.
Do seu velho lobo do mar,
J.U.

João Ubaldo Ribeiro, Se7e, 31 de Agosto de 1983


Blog de Estimação:
Querida Snowshoee:

Ilustre Blog Convidado da Semana:
Ares da Minha Graça

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger AnaGF said...

Fantástico...

10:22 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home