segunda-feira, fevereiro 13, 2006

13 de Fevereiro - Citação do Dia

Procuro-te

Procuro a ternura súbita,
os olhos ou o sol por nascer
do tamanho do mundo,
o sangue que nenhuma espada viu,
o ar onde a respiração é doce,
um pássaro no bosque
com a forma de um grito de alegria.

Oh, a carícia da terra,
a juventude suspensa,
a fugidia voz da água entre o azul
do prado e de um corpo estendido.

Procuro-te: fruto ou nuvem ou música.
Chamo por ti, e o teu nome ilumina
as coisas mais simples:
o pão e a água,
a cama e a mesa
os pequenos e dóceis animais,
onde também quero que chegue
o meu canto e a manhã de maio.

Um pássaro e um navio são a mesma coisa
quando te procuro de rosto cravado na luz.
Eu sei que há diferenças,
mas não quando se ama,
não quando apertamos ao peito
uma flor ávida de orvalho.

Ter só dedos e dentes é muito triste:
dedos para amortalhar crianças,
dentes para rever a solidão,
enquanto o verão pinta de azul o céu
e o mar é devassado pelas estrelas.

Porém eu procuro-te.
Antes que a morte se aproxime, procuro-te.
Nas ruas, nos barcos, na cama,
com amor, com ódio, ao sol, à chuva,
de noite, de dia, triste, alegre - procuro-te.

Eugénio de Andrade

Espertalhotes: eduardo, bruxinha, papalagui

Etiquetas:

5 Comments:

Blogger eduardo jai said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

2:47 da tarde  
Blogger eduardo jai said...

um dos meus poemas favoritos do Eugenio...

obrigado, Ana.

2:50 da tarde  
Blogger eduardo jai said...

ah! e desculpa eu, ó génio: tirei-te o acento.

os "andrades" costumam levar isso muito a peito.
excepto a Joana que usa aqueles keyboards todos brit...

3:01 da tarde  
Blogger Mariana said...

Eugénio, Eugénio, claro!

3:51 da tarde  
Blogger Leonor said...

Também me parece Eugénio de Andrade

7:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home