quarta-feira, dezembro 14, 2005

14 de Dezembro - Citação do Dia

Sou filha da charneca erma e selvagem.
Os giestais, por entre os rosmaninhos,
Abrindo os olhos d'oiro, plos caminhos,
Desta minh'alma ardente são a imagem.

Embalo em mim um sonho vão, miragem:
Que tu e eu, em beijos e carinhos,
Eu e a Charneca e tu e o Sol, sozinhos,
Fôssemos um pedaço de paisagem!

E à noite, à hora doce da ansiedade
Ouviria da boca do luar
O De Profundis triste da saudade...

E à tua espera, enquanto o mundo dorme,
Ficaria, olhos quietos, a cismar...
Esfinge olhando a planície enorme...

Florbela Espanca

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger eduardo jai said...

Nunca fui um assíduo leitor de Florbela Espanca. E os Trovante ainda me fizeram ser menos quando musicaram o "Ser Poeta".

Mas ela não tem culpa e este soneto, não sei porquê, faz-me lembrar um quadro do Van Gogh...

obrigado, Ana.
:)

2:35 da tarde  
Blogger ana said...

A mim faz-me mesmo lembrar a minha terra, planície a perder de vista e o silêncio das noites perfumadas, sob um céu como não há igual.

3:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home