sábado, janeiro 31, 2009

31 de Janeiro - Citação do Dia



A representação do actor no cinema baseia-se numa dialética particular. 'Seja natural', é o que se pede aos actores; por isso o natural torna-se em certa medida a única técnica que lhes é ensinada. Mas, por isso mesmo, este natural do cinema torna-se uma estilização, um não-realismo, visto que, ao contrário da árvore, é característica do homem não ser natural nas suas inabilidades, asneiras e titubeios. Daí advém uma nova dialética do natural-artificial que leva os actores a manter certos tiques - sacudir o casaco, passar as mãos pelo cabelo - sem contar com esse sinal chave do 'natural': acender um cigarro. E os actores são considerados grandes no natural precisamente quando ultrapassaram os tiques e o natural estereotipado, recuperam com à-vontade a titubeação e a inabilidade e parecem inventar em cada gesto o natural.

Edgar Morin, As Estrelas de Cinema

Blog de Estimação:
Querida Snowshoee:

Ilustre Blog Convidado da Semana:
Arrastão

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger AnaGF said...

De uma coisa tenho eu a certeza, seria incapaz de ser atriz. Nem quando sei que me estão a tirar uma fotografia consigo ficar com um ar minimamente normal...

Entretanto, e porque gosto muito de todas as visitas que aqui faço (embora nem sempre comente), resolvi atribuir-te um prémio. Podes ir buscá-lo a:
http://pesnarelva.wordpress.com/
e dá-lo a outras seis mulheres que aches que o merecem, deixando-lhes uma mensagem nos respectivos blogs (bem sei, dá uma trabalheira - foi o que eu pensei quando tive que fazer o mesmo (...) - mas acaba por valer a pena!).

3:11 da tarde  
Blogger ana said...

Não vinha ao meu próprio blog há uns tempos largos. Muito obrigada pelo prémio, Pequete. Assim que tiver tempo, vou recolhê-lo e atribuí-lo a outras meninas.

11:40 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home