quarta-feira, setembro 03, 2008

3 de Setembro - Citação do Dia

Quando um rapaz de catorze ou quinze anos descobre que a sua inclinação para a introspecção e a análise de si próprio é mais nítida que nos rapazes da sua idade, é inevitável a tentação de pensar que é mais maduro do que eles. No meu caso, um tal raciocínio era completamente errado. Na realidade, os outros rapazes não sentiam a necessidade de se compreenderem, porque podiam ser naturais, enquanto eu tinha de desempenhar um papel, o que exigia uma atenção e um discernimento consideráveis. Da mesma forma, não era a minha maturidade de espírito, mas o meu sentimento de mal-estar e a minha incerteza, que me obrigavam a exercer vigilância sobre o meu consciente. Porque uma tal consciência de mim era apenas um passo para a aberração e a minha maneira de pensar tão-só a expressão de uma conjuntura incerta e aleatória.

Yukio Mishima, Confissões de Uma Máscara

Ilustre Blog Convidado da Semana

Etiquetas: