segunda-feira, abril 16, 2007

16 de Abril - Citação do Dia

A afeição é o resultado de uma presença amante que nos liga ao outro. É uma presença discreta que respeita o outro, na integridade do seu ser e na sua maneira diferente de estar no mundo. É uma relação de ternura que adivinha a alegria do outro, para se alegrar com ele. Mas não esquece as suas feridas, tratando de ser bálsamo para elas, através da palavra, do olhar, da presença.

A afeição permanece na memória, dando sentido à lembrança do passado, mas disposta ao esforço que alivia as mágoas do presente e quer construir o futuro na comunhão que é compromisso e solidariedade. É que a afeição não é um estado de passividade interior que se resigna à 'sorte' do amigo. É um dinamismo que atinge as fibras mais íntimas do nosso ser e transmite ao outro a capacidade de ser ele mesmo, de crescer, sendo igual a si próprio.

Neste sentido, a afeição é parte integrante da beleza da própria vida, é um elemento constitutivo do ser humano. Um ser humano sem afeição (para dar e receber) definha e dificilmente realizará, em plenitude, a missão a que é chamado.

Teófilo Minga, Bilhetes para Deus

Etiquetas: