sexta-feira, novembro 11, 2005

11 de Novembro - Citação do Dia

Era infeliz a maior parte do tempo, e sabia também fazer infelizes os outros, sobretudo quando gostava deles e eles de si.

Hermann Hesse, O Lobo das Estepes

Etiquetas:

12 Comments:

Blogger fernando said...

O pensamento da felicidade torna-nos infelizes. Ver a felicidade dos outros torna-nos ainda mais infelizes.

Gerrit Komrij

9:41 da manhã  
Blogger fernando said...

acho que voltarei para contrariar isto.

9:42 da manhã  
Blogger ana said...

Oh, sim, tens de voltar, senão ainda temos de ir pescar este blog ao fundo do rio, coitado...

10:09 da manhã  
Blogger Elsita said...

Não, para mim a felicidade dos que amo deixa-me feliz e tento ao máximo esconder-lhes a minha infelicidade, para não os fazer infelizes também.

10:21 da manhã  
Blogger Leonor said...

Este pensamento é muito negativo, mas vendo bem há mesmo pessoas assim, getnte que vive exclusivamente da sua mágoa e de fazer os outros igualmente infelizes. Eu cá por mim fujo deles como "o diabo da cruz", particularmente nesta fase da minha vida. Quando a vida nos pregou umas tantas partidas e quando já sofremos a morte de algumas das nossas pessoas muito queridas, tornamo-nos intolerantes ao "sofrimento" daqueles que apenas andam neuróticos sem saberem porquê, só porque estar deprimido é ser "fashion" (atenção: isto é linguagem dos meus alunos) ou porque sim... Às vezes penso se não serei injusta com estas pessoas, não posso medir os outros por mim, mas irrita-me profundamente que se lamuriem só porque sim. Então quando lhes morrer o pai, a mãe, um familiar querido, um amigo, ficarem desempregados ou outras coisas fazem o quê? Atiram-se da ponte? Pronto, isto é mesmo um desbafo e para quem tem um blogue a exaltar a memória do pai desaparecido pode parecer contraditório. Enquanto escrevo não babo os outros com as minhas lágrimas...
Beijinhos grandes, Ana, não vamos deixar morrer o teu blogue ;-)

10:44 da manhã  
Blogger ana said...

Bem, eu escolhi a citação porque ela me diz muito e porque define algumas das fases por que passo ocasionalmente. Normalmente quando estou deprimida (e isso é uma condição latente na minha vida há muitos anos) quem sofre mais com isso são os que me estão próximos. O que a depressão tem de mais cruel é o sofrimento que impõe a quem a sofre e a quem rodeia quem a sofre. Felizmente não define o momento que atravesso agora, mas é uma das coisas que mais me atormenta quando 'caio no buraco' - é que arrasto outros comigo. E pronto, passámos de um blog de citações para um blog de confidências, lindo serviço, lol.

10:51 da manhã  
Blogger fernando said...

Amigos, lá vai então,
P´la música e p´la bebida!
Nada há melhor nesta vida
Que um bom vinho e uma canção.
Minha herança mete dó?
Mas bom vinho não me falta!
Quero estar alegre co´a malta,
Já que morrer, morro só.

Martin Opitz

11:30 da manhã  
Blogger Leonor said...

Mas pelo menos aqui podemos falar à vontade e não aparecem imbecis a dizer disparates... Compreendo-te porque também já tive depressões reactivas e sei que arrastei quem tinha ao meu lado comigo ( a redundância é de propósito ;-)) para o poço da infelicidade, mas com isso aprendi o que não devia voltar a fazer. Quando o meu pai estava em estado terminal e percebemos que só podíamos mesmo esperar a sua morte, um dos medos da minha mãe era que eu ficasse "doente" outra vez. Prometi-lhe, com todo o meu coração, que tal não ia acontecer e só eu, só eu mesma sei, o que isso me tem custado, mas o que é que eu não faria pela minha querida mãe?
E pronto, agora apetece-me chorar... Malvadas palavras!

PS: Opitz é-me um nome muito familar. O meu orientador de tese de Mestrado também tem esse apelido e também me aturou numa destas fases negras.

12:18 da tarde  
Blogger eduardo jai said...

eu quando estou mal isolo-me ou parto para qualquer lado.
não sou cristão mas é sempre bom ter um pouco de atenção com o próximo e... connosco também.
amen.


ah! já que entrámos em confidências, "O Lobo das Estepes" foi sempre um dos meus livros preferidos. ;)

2:09 da tarde  
Blogger Leonor said...

E eu que nunca li nada do Hesse... Sim, podem-me açoitar ;-)

2:12 da tarde  
Blogger Joana said...

Acho engracado que o eduardo fale em cristianismo, porque nates da contra reforma a melancolia era um dos pecados mortais-mais concretamente um pecado contra o espirito santo.
O aspecto que me custa mais na depressao e mesmo esse, a pessoa egoista em que nos tornamos, tao enrolada em si propria que nem ve o que se pass a sua volta...

1:28 da manhã  
Blogger Elsita said...

A Joana escreveu: O aspecto que me custa mais na depressao e mesmo esse, a pessoa egoista em que nos tornamos, tao enrolada em si propria que nem ve o que se pass a sua volta...
Concordo perfeitamente...muitas vezes, se não fossem vocês e a internet, não tinha qualquer contacto com o mundo...

2:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home